“Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)
Uma equipe (português brasileiro) ou equipa (português europeu) (chamada ainda de time no Brasil) é um grupo de pessoas que geralmente se une para alcançar um objetivo em comum.
Também é definido como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum; pelo qual se consideram coletivamente responsáveis, ou como um é grupo com funcionamento qualificado, que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada.
A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados.
A equipe investe constantemente em seu crescimento.
As palavras-chave das novas abordagens ao trabalho em equipe são delegação de pode, participação e desenvolvimento.
Wisinski relaciona os seguintes elementos da dinâmica de uma equipe, que interage e busca os objetivos:
1. Participação: deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio;
2. Vender idéias: a responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias antecipadamente e apresentá-la à equipe de forma lógica e equilibrada, possibilitando efetiva contribuição;
3. Renúncia: este é o elemento mais importante no relacionamento de equipe. Quando os membros conseguem renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, todos saem ganhando;
4. Avaliação: saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de
um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês),
buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram;
um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês),
buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram;
5. Relacionamento: todos são responsáveis pelo relacionamento quando são
membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido
pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao
todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas;
membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido
pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao
todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas;
6. Realização das tarefas: é de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo. Em um relacionamento interdependente, a falha de um membro pode atrasar toda a equipe.
Fonte: http://equipeyaks.blogspot.com/2010/03/equipe_31.html
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