ELO 2014

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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FILOSOFIA SOBRE "EQUIPE"


“Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)

Uma equipe (português brasileiro) ou equipa (português europeu) (chamada ainda de time no Brasil) é um grupo de pessoas que geralmente se une para alcançar um objetivo em comum.

Também é definido como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum; pelo qual se consideram coletivamente responsáveis, ou como um é grupo com funcionamento qualificado, que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada.

A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados.

A equipe investe constantemente em seu crescimento.

As palavras-chave das novas abordagens ao trabalho em equipe são delegação de pode, participação e desenvolvimento.

Wisinski relaciona os seguintes elementos da dinâmica de uma equipe, que interage e busca os objetivos:

1. Participação: deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio;

2. Vender idéias: a responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias antecipadamente e apresentá-la à equipe de forma lógica e equilibrada, possibilitando efetiva contribuição;

3. Renúncia: este é o elemento mais importante no relacionamento de equipe. Quando os membros conseguem renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, todos saem ganhando;

4. Avaliação: saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de
um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês),
buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram;

5. Relacionamento: todos são responsáveis pelo relacionamento quando são
membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido
pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao
todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas;

6. Realização das tarefas: é de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo. Em um relacionamento interdependente, a falha de um membro pode atrasar toda a equipe.

Fonte: http://equipeyaks.blogspot.com/2010/03/equipe_31.html

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