Bicicleta fica em 2º no Desafio Intermodal
Carro terminou em penúltimo - apenas à frente do
pedestre
Foto: Rachel Stein
A 7ª edição
do Desafio Intermodal não terminou com a vitória da bicicleta, mas sim do
helicóptero, que pela segunda vez foi considerado o meio de transporte mais
eficiente nesta espécie de “corrida maluca” pela capital paulista.
Por trás do Desafio, muito mais que uma corrida, existe a preocupação em mostrar que existem muitas outras opções para transporte, e muito mais eficientes. O que também abre espaço para o diálogo em relação à importância de se investir em meios mais sustentáveis, com menos emissão de poluente.
O percurso selecionado foi de 10 km entre Praça General Gentil Falcão, próximo à Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, até o Viaduto do Chá, no Centro. O helicóptero levou 22min22s para chegar ao local indicado, enquanto a bicicleta terminou na segunda posição com 24min07s.
“Foi muito bacana. É um evento que tem acontecido em várias cidades e traz uma avaliação da realidade, uma fotografia do momento. Não há um vencedor em si. Existem vários tópicos por traz disso - tempo, quanto que foi gasto, quanto se emitiu de gás carbônico. Estava no helicóptero, mas a bicicleta chegou menos de dois minutos depois e não emiti nenhum gás poluente”, afirmou Marcos Lauro, repórter que cobriu o evento pela rádio Eldorado.
“É válido fazer uma análise em relação a isso. Refletir sobre a política pública e o que ela oferece.. Foi a primeira vez que participei. Antes, como espectador, sempre achei as ideias interessantes”, emendou.
Na sequência completaram o trajeto a moto, com 26min20s, e o patins, com 31min54s – apenas um segundo à frente de trem e metrô. “Isso mostra que há muitas outras opções além do carro na cidade”, disse Felipe Aragonez, diretor do Instituto CicloBr.
O carro, que foi dirigido pelo jornalista Flávio Gomes, ficou em penúltimo à frente apenas do pedestre que, ainda assim, terminou com menos de dois minutos de atraso em relação ao carro que levou 1h41 para chegar ao destino.
Resultado
Helicóptero – 22’ 22”
Bicicleta por vias rápidas – 24’ 07”
Motocicleta – 26’ 20”
Patins – 31’ 54”
Trem + metrô – 31’ 55”
Bicicleta por vias calmas – 48’
Skate – 55’ 38”
Bicicleta dobrável + metrô – 57’ 20”
Handbike – 58’ 35”
Trem + ônibus – 1:06’
Pedestre correndo – 1: 07’
Ônibus – 1:30’
Automóvel – 1:41’
Pedestre caminhando – 1:42’
Por trás do Desafio, muito mais que uma corrida, existe a preocupação em mostrar que existem muitas outras opções para transporte, e muito mais eficientes. O que também abre espaço para o diálogo em relação à importância de se investir em meios mais sustentáveis, com menos emissão de poluente.
O percurso selecionado foi de 10 km entre Praça General Gentil Falcão, próximo à Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, até o Viaduto do Chá, no Centro. O helicóptero levou 22min22s para chegar ao local indicado, enquanto a bicicleta terminou na segunda posição com 24min07s.
“Foi muito bacana. É um evento que tem acontecido em várias cidades e traz uma avaliação da realidade, uma fotografia do momento. Não há um vencedor em si. Existem vários tópicos por traz disso - tempo, quanto que foi gasto, quanto se emitiu de gás carbônico. Estava no helicóptero, mas a bicicleta chegou menos de dois minutos depois e não emiti nenhum gás poluente”, afirmou Marcos Lauro, repórter que cobriu o evento pela rádio Eldorado.
“É válido fazer uma análise em relação a isso. Refletir sobre a política pública e o que ela oferece.. Foi a primeira vez que participei. Antes, como espectador, sempre achei as ideias interessantes”, emendou.
Na sequência completaram o trajeto a moto, com 26min20s, e o patins, com 31min54s – apenas um segundo à frente de trem e metrô. “Isso mostra que há muitas outras opções além do carro na cidade”, disse Felipe Aragonez, diretor do Instituto CicloBr.
O carro, que foi dirigido pelo jornalista Flávio Gomes, ficou em penúltimo à frente apenas do pedestre que, ainda assim, terminou com menos de dois minutos de atraso em relação ao carro que levou 1h41 para chegar ao destino.
Resultado
Helicóptero – 22’ 22”
Bicicleta por vias rápidas – 24’ 07”
Motocicleta – 26’ 20”
Patins – 31’ 54”
Trem + metrô – 31’ 55”
Bicicleta por vias calmas – 48’
Skate – 55’ 38”
Bicicleta dobrável + metrô – 57’ 20”
Handbike – 58’ 35”
Trem + ônibus – 1:06’
Pedestre correndo – 1: 07’
Ônibus – 1:30’
Automóvel – 1:41’
Pedestre caminhando – 1:42’
Fonte: www.prologo.com.br
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