ELO 2014

ELO 2014

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAMPEONATO ZONA SUL MTB - VII ETAPA


Zona Sul MTB 2011
TURUÇU
Cidade CAPITAL NACIONAL DA PIMENTA
02 de outubro
07:30 hs
Início da concentração  - Centro da cidade –
PRAÇA CENTRAL – Salão Comunidade Bom Pastor
09:15 hs
Encerramento das inscrições
09:30 hs
Largada de todas as categorias  - SEM ATRASO
12:00 hs
Almoço de confraternização no Salão da Comunidade
13:15 hs
Cerimônia de entrega da premiação
                             Categorias/km
ELITE
Critério técnico
55 km
Sub-23
Nasc 92-89
55 km
Sub-30
Nasc 88-82
55 km
Júnior
Nasc 93-94
55 km
Master A
Nasc 75-81               30 a 36 anos
55 km
Master B
Nasc 74-69               37 a 42 anos
43 km
Sênior A
Nasc 68-63               43 a 48 anos
43 km
Sênior B
Nasc 62-57               49 a 54 anos
43 km
Sênior C
Nasc 56 ou antes       55 ou mais
35 km
Juvenil
Nasc 96-95
35 km
Estreante
Critério técnico
43 km
Feminina
Nasc 96 ou antes
35 km



A Equipe ELO vai com tudo para mais um desafio!!!!!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CAMPEONATO MUNDIAL DE ESTRADA 2011


Mark Cavendish sagrou-se este domingo, Campeão do Mundo de estrada, depois de ter batido no sprint o australiano Matthew Goss, ao fim de 5:40:27 horas, na prova em linha dos Campeonatos do Mundo que se realizou em Copenhagem.
O alemão Andre Greipel ganhou a medalha de bronze depois de ter cortado a meta precisamente ao mesmo tempo que Cancellara. Depois de recorrer ao “photo finish” o colégio de comissários decidiu atribuir o terceiro posto ao alemão.

O desempenho do BRASIL na competição foi modesto, ainda mostrando que temos muito a trabalhar para chegar no nível das grandes seleções:

119º Rafael Andriato (+8:54)
149º Gregory Panizo  (+8:54)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OS BENEFÍCIOS DO LEITE


São poucas as pessoas que não gostam ou não ingerem leite diariamente. Mesmo com o alto consumo, poucos são aqueles que conhecem os benefícios dos produtos lácteos e que conseguem utilizá-lo a favor do treinamento.
O consumo de leite ainda gera certa polêmica, principalmente entre veganos (vegetarianos que não ingerem nenhum produto animal) e alguns defensores da ideia de que o leite só deve ser consumido durante a infância. A meu ver, considerando todas as suas propriedades, o leite (e seus derivados) são ótimas escolhas para diferentes momentos do dia, inclusive nos momentos pós-treino.

Por que eu defendo a ideia de que os lácteos são importantes na nossa alimentação? 

1.          Os leites e derivados são excelentes fontes de cálcio e poucos alimentos contam com a quantidade de cálcio de leites e iogurtes. Para se ter uma ideia, um copo de leite (de 200ml), tem entre 230 e 270 mg de cálcio (os valores variam muito dependendo da marca e do processamento) ao passo que folhas ricas em cálcio, como espinafre e Couve manteiga, tem em média 100 mg por 100g. As quantidades são boas nessas verduras, mas é preciso ingerir quantidade alta para atingir as recomendações. Os valores de cálcio nos iogurtes são ainda melhores: 300-320 mg de cálcio por porção de 200 gramas.
2.          Além do benefício do cálcio, o leite tem uma proporção de carboidratos e proteínas muito boa. Uma porção de 200 ml tem em média 10 gramas de carboidrato para 7 gramas de proteína. Curiosamente ou não, a proporção desses nutrientes no leite é muito similar a dos suplementos combinados de proteínas e carboidratos (3 gramas de carboidrato para 2 gramas de proteína). Ingerir leite após os treinos é uma estratégia frequentemente utilizada por atletas, seja puro ou com achocolatado, para recuperação muscular. 
3.          O leite (assim como o iogurte) em sua forma desnatada, apresenta baixo valor energético (em torno de 90 kcal por porção de 200 ml) e baixo teor de gorduras saturadas (o leite desnatado tem menos de 1 grama de gordura por 200 ml). Tanto leite como iogurte são boas opções de lanches, juntamente com frutas e cereais integrais.

E, se você gosta de leite e derivados, fique atento à algumas dicas:

a)          SEMPRE opte por versões menos gordurosas de leite e derivados, principalmente os desnatados (leite e iogurte) e o queijo branco. Cuidado com as versões gordurosas de queijos amarelados tais como queijo prato.
b)         Se quiser ter os benefícios do consumo do leite após os treinos, lembre-se de consumir logo após a atividade. A recuperação muscular é muito favorecida pela combinação de proteínas e carboidratos e a opção é boa para quem treina musculação.
c)          Cuidado com exageros: Não é porque leite tem propriedades benéficas que iremos passar o dia todo ingerindo esse alimento. Lembre-se que ele faz parte de uma dieta balanceada.
d)         Recomenda-se a ingestão de 2 a 3 porções por dia de leite para suprir a necessidade de Cálcio. Isso corresponde a aproximadamente 2 a 4 copos de leite desnatado.
e)          Cuidado com aquilo que você acrescenta no leite. Apesar de não ter alta densidade energética, a maior parte dos produtos para colocar no leite são açucarados e calóricos, como achocolatados.
f)          Importante lembrar que o cálcio do leite pode interferir na absorção de nutrientes como ferro e deve ser evitado durante o almoço e o jantar.
Se você gosta de consumir leite aproveite e faça bom uso desse alimento no seu dia a dia de treinos.

Milena M Pires

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de setembro | DIA MUNDIAL SEM CARRO


0 que é o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Bicicleta: uma boa alternativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos.


Automóveis: problemas causados pelo uso massivo

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

V Etapa Campeonato Zona Sul de Ciclismo

Neste domingo, 18/09 a Equipe ELO esteve presente na V Etapa do Campeonato Zona Sul de Ciclismo.
Esta etapa ocorreu na cidade de Morro Redondo e foi um Contra Relógio Individual de 16,5 Km.

A Equipe ELO contou com os seguintes atletas: Lázaro Cruz, José Manuel, Arielle Almeida e Edson Dias.
O atleta Éberson Madruga também se fez presente, mas foi como fotográfo oficial da ELO.

Com destaque para o atleta EDSON DIAS que foi o primeiro colocado na categoria Sub 30
PARABÉNS EDSON!!
 


 Arielle Almeida 3º lugar categoria feminina
 
 
O atleta Lázaro Cruz (categoria Elite MTB) chegou em 4º lugar
e o atleta José Manoel (categoria Master MTB) chegou em 5º lugar
 
 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

V ETAPA DO ZONA SUL DE CICLISMO - CRI

Segue abaixo as informações referente a prova de CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL (CRI) que acontecerá dia 18/09/2011 no município de MORRO REDONDO.
CONCENTRAÇÃO

Começará a partir das 08h 30min no POSTO GAÚCHO, posto localizado na entrada da cidade de MORRO REDONDO, e a largada será as 09h 30min.

      Para esta etapa, todas inscrições devem ser feitas antecipadas para que possamos montar a ordem das largadas de acordo e também para que não tenhamos problemas na hora da mesma.

      Para efetivarem as inscrições basta passar um e-mail para: zonasuldeciclismo@gmail.com informando nome completo e a categoria que irá fazer e serão aceitas até a sexta-feira que antecederá a prova.

      A ordem das largadas terão a seguinte ordem como segue:

1º categoria a largar - FEMININO
2º categoria a largar - MASTER II
3º categoria a largar - MASTER MTB
4º categoria a largar - ESTREANTE
5º categoria a largar - MASTER I
6º categoria a largar - ELITE MTB
7º categoria a largar - MASTER A
8º categoria a largar - SUB-30
9º categoria a largar - ELITE SPEED

     Os atletas largarão com um intervalo de 1 minuto entre um e outro assim até o final, e os primeiros colocados de cada categoria serão os últimos a largarem dentro de suas categorias é claro.

     A distância da prova será uma volta completa no mesmo circuito que aconteceu a etapa passada, 16km a volta.

      Lembrando que este Campeonato tem total patrocínio das LOJAS NOBRE BICICLETAS RG/PEL, apoio da LOJA JNIL CEREAIS.

      E esta etapa em específico, tem o apoio do POSTO GAÚCHO atrvés do Sr. Antônio, do SECRETÁRIO CLÁUDIO KLUMB e também da POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL.



 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como limpar minha garrafinha d’água?


Se você pedala, com certeza já utilizou uma caramanhola (garrafinha de água) para se hidratar. Frequentemente, após algum tempo de uso, as caramanholas começaram a apresentar alguma sinais de sujeira acumulada como o limo, que são aquelas sujeiras escurar dentro da garrafa, na tampa e nas beiradas.
O PROBLEMA
O limo é formado por bactérias e aparece quando se guarda coisas em ambientes úmidos, por isso aparece com frequencia em garrafinhas d’água. Essa sujeira é extremamente contaminante e pode causar a transmissão de doenças como hepatite A, salmonela, gripe e bactérias como E. coli, estafilococos e estreptococos.

COMO LIMPAR

Limpeza leve

Sempre que utilizar sua caramanhola, limpe-a e seque antes de guardá-la. Para fazer a limpeza, utilize detergente neutro e uma escova de limpar mamadeiras. Esfregue bastante o interior da garrafinha e enxágüe com bastante água, depois vire-a de cabeça para baixo e deixe secar. Faça a mesma coisa com a tampa.

Limpeza pesada 

Se sua garrafinha chegar a um estado de sujeira meio crítico (acredite, isso é bastante frequente), com a presença de limo, é importante utilizar alguns produtos específicos para a limpeza do recipiente. Existem produtos específicos para a limpeza do limo, feitos a base de hipoclórito de sódio e são vendido no mercado por menos de 10 reais. 
Para realizar a limpeza é bem simples: Coloque uma colher de limpa limo (hipoclórito de sódio) em 1 litro de água e deixe a garrafa de molho por 20 minutos. Depois enxágüe bem e utilize uma escova de limpar mamadeiras, depois deixe secar.
DICA
Procure utilizar sempre garrafinhas claras ou transparentes, isso facilita a visualização de sujeiras e facilita a limpeza bem feita dos recipientes. Uma boca mais larga também facilita a limpeza.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VUELTA A ESPAÑA 2011: ESTÁGIO 21: Circuito del Jarama → Madrid, 94 km

Geox-TMC no momento frente ao pelotão na etapa final carregando seu líder Juan Jose Cobo

Um Sprint acirrado decidiu a etapa final

Peter Sagan (Liquigas) saltou de trás dos sprinters puros e venceu, batendo Daniele Bennati (Leopard Trek) 2º, enquanto Alessandro Petacchi (Lampre - ISD) foi o 3º.

O Grande Vencedor da Vuelta a España 2011 foi Juan Jose Cobo (Geox-TMC)

Juan Jose Cobo (Geox-TMC), com o melhor prêmio de todos ... estar no degrau mais alto do pódio com seu filho no dia final.


Um momento de reflexão sobre o podium, o hino nacional espanhol é entoado para o vencedor da corrida Juan Jose Cobo (Geox-TMC), a sua direita está Bradley Wiggins da Sky + 1:41 e a esquerda dele está Chris Froome + 0:13

começa a festa!!!! e até 2012!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

BICICLETA 1.001 UTILIDADES!!!!

E cá na Primeira Capital, em época de semana farroupilha, se o cavalo já anda meio estropiado, "finca a bota" pra não perder o churrasco!!!!!!!!!!!!!

VUELTA A ESPAÑA 2011: ESTÁGIO 20: Bilbao → Vitoria, 185 km

Líder da corrida, Juan Jose Cobo (Geox-TMC) com bom sentimento sobre suas chances de ganhar a Vuelta!

Os concorrentes da classificação geral no teste final do dia (e Vuelta deste ano) antes dos 50 km para o fim dessa etapa.
Um sprint amplo, raro na Vuelta deste ano!!


Daniele Bennati (Leopard Trek) à frente do segundo Enrico Gasparotto (Astana) e Damiano Caruso (Liquigas-Cannondale)

Daniele Bennati (Leopard Trek) finalmente consegue a vitória nesse estágio, que até agora lhe havia escapado na Vuelta deste ano!

Líder da corrida Juan Jose Cobo (Geox-TMC) sabe que agora o sonho está próximo da realidade!

VUELTA A ESPAÑA 2011: ESTÁGIO 19: Noja → Bilbao, 159 km

Outro belo dia na Espanha. Palco da 19ª etapa. Praias de Noja no norte da Espanha.

David de la Fuente (Geox-TMC)  foi segundo na primeira intermediária de sprint para  o líder da corrida e seu companheiro, Juan Jose Cobo mais cedo no palco e foi seu braço direito durante todo o dia

O resto do pelotão se espremendo através da montanha de categoria 2 - Alto El Vivero

Na segunda vez sobre a categoria 2 Alto El Vivero, Igor Anton (Euskaltel-Euskadi) bateu Marzio Bruseghin (Movistar)

Igor Anton (Euskaltel-Euskadi) continuou a aumentar a vantagem na descida em Bilbao

Igor Anton (Euskaltel-Euskadi) venceu por mais de 41s Marzio Bruseghin (Movistar) na frente de uma enorme multidão, em Bilbao, cidade das 10 maiores da Espanha

Ser um piloto de uma equipe basca a ganhar no País Basco foi muito emocionante para Igor Anton (Euskaltel-Euskadi)

 Juan Jose Cobo (Geox-TMC) olhos e rosto estão começando a coincidir com a sua camisola vermelha de líder após 19 dias de corridas no sol quente!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BICICLETA...

VUELTA A ESPAÑA 2011: ESTÁGIO 18: Solares → Noja, 175 km


cartão postal

Geox-TMC e seu líder de raça Juan Jose Cobo teve um dia fácil, apesar do terreno montanhoso médio como Sky Team decidiu não ir atrás dos bônus de sprint intermediário para o intervalo ficou longe.

Fuga de Francesco Gavazzi (Lampre - ISD) e Vandewalle Kristof (Quickstep)

Francesco Gavazzi (Lampre-ISD) cruzando primeiro diretamente seguido por Kristof Vandewalle (Quickstep)

O palco do vencedor da 18ª etapa , Francesco Gavazzi (Lampre-ISD)

Um dia fácil para o líder da corrida Juan Jose Cobo (Geox-TMC)

VUELTA A ESPAÑA 2011: ESTÁGIO 17: Faustino V → Peña Cabarga, 211 km


Esta foi uma etapa rápida!!

Vencedor do ano passado de Peña Cabarga Joaquin Rodriguez (Katusha), e o líder da corrida Juan Jose Cobo (Geox-TMC)

Depois de ser pego com 200m de chegada, Christopher Froome (Sky) saltou para a conquistar da corrida, Juan Jose Cobo (Geox-TMC) em seguida + 0:01

Chris Froome (Sky) escolheu um momento bom para sua primeira vitória pro na Europa, um acabamento com encontro memorável em um Grand Tour.

Líder da corrida Juan Jose Cobo (Geox-TMC) mantém uma vantagem de 13s. Mas, uma vantagem magra.

Mãe está orgulhosa de seu Juanjo!!