ELO 2014

ELO 2014

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Copa América abre temporada de ciclismo 2012

Organização destaca mudanças em 2012. Prova será no Rio de Janeiro no dia 8 de janeiro e conta pontos para a UCI

Copa América 2012

A temporada do ciclismo nacional em 2012 começa oficialmente no dia 8 de janeiro com a disputa da 12ª edição Copa América. A tradicional disputa reunirá as principais equipes e atletas do país, no masculino e feminino, em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, ao lado de equipes do exterior convidadas.

A grande novidade é o retorno ao calendário da União Ciclística Internacional (UCI), no ranking do Tour América. A disputa será mostrada ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Para atender às novas exigências da UCI, a Copa América teve, primeiro, de mudar de lugar. Como as regras pedem um circuito de 10km, a prova deixou Interlagos e será realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Trata-se de um percurso praticamente plano e rápido, com alguns dos trechos que foram usados nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Com isso, as equipes poderão dar assistência aos seus atletas, no esquema de caravana, como acontece nas grandes provas. Serão 11 voltas no masculino, totalizando 110km de corrida, enquanto no feminino serão cinco voltas, ou 50 km.

A prova vai reunir 25 equipes que serão escolhidas da seguinte forma: as 15 melhores da Copa da República, realizada em 18 de dezembro, em Brasília, (DF) e as cinco estrangeiras convidadas pela organização. Cada equipe poderá ter no mínimo cinco e no máximo oito competidores.

No feminino, por sua vez, com disputa individual, participarão as 15 melhores do evento do Distrito Federal e convidadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário