ELO 2014

ELO 2014

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bicicleta é Prazer e Saúde

A bike na prevenção de doenças:

"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente" Hipócrates.

Todos devemos estar atentos e preocupados com nosso corpo, mas saúde e longevidade devem sempre estar acompanhadas de qualidade de vida, seja agora ou no futuro. Devemos estar sempre aptos para desenvolver nossas tarefas diárias e nosso trabalho de forma eficiente. Isso é Qualidade de Vida. Toda atividade física, quando feita de forma correta, tem seu benefício para o corpo humano. As atividades aeróbias como o ciclismo, são extremamente importantes para a melhora de capacidades físicas imprescindíveis para se atingir a qualidade de vida.

Quando estamos pedalando estamos trabalhando basicamente o sistema cardiorrespiratório, ou seja, melhoramos a captação e utilização do oxigênio pelo corpo além de fazer com que nosso coração fique mais eficiente, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e melhorando o bom (HDL), evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares (aterosclerose, por exemplo) e controlando a pressão arterial. Existem casos em que a pessoas hipertensas (com pressão alta) podem chegar a parar de tomar medicamentos e ter o controle apenas com alimentação e atividade física.

Veja a seguir outros benefícios que você pode ter pedalando:

Melhora do sistema imunológico - prevenindo e reduzindo efeitos das doenças;

Combate ao Stress e a cardiopatias;

Redução de problemas circulatórios e respiratórios;

Controle da glicemia no sangue (no caso dos diabéticos);

Redução do risco de se tornar um diabético futuramente.

Dois fatores são importantes de serem ditos separadamente, o controle da obesidade e combate a osteoporose.

A obesidade é um problema de saúde nacional e que pode ser resolvido de forma prazerosa, pedalando. O ciclismo dentro de certa intensidade (de 65% a 85% da freqüência cardíaca máxima) estimula a queima de gordura de forma muito eficiente e o melhor, sem impacto, diminuindo o risco de lesão nos joelhos, tornozelo ou coluna causado pelo impacto de uma corrida, por exemplo, em uma pessoa acima do peso.
Quanto à osteoporose, devemos pensar dois casos. Quando pensamos em prevenção desta doença o ciclismo é de fundamental importância, pois melhora a circulação do sangue, melhora a musculatura de membros inferiores e otimiza a absorção do cálcio pelos ossos. Quando a osteoporose já esta instalada, deve-se saber qual o grau que se encontra. O ciclismo indoor é uma ótima alternativa para quem gosta de pedalar, pois não tem o risco de acidentes e conseqüentes lesões alem do impacto não ser grande.
O melhor de tudo isso é que não são necessárias horas de atividade física, treinamentos pesados, dor, sofrimento. Para desfrutar dos benefícios da atividade física basta fazê-la uma rotina no seu dia a dia, combatendo desta forma o sedentarismo e seus conseqüentes riscos para todos nós.
Portanto, deixo aos amigos internautas a seguinte mensagem: Busquem desfrutar no ciclismo não só o prazer de estar em cima de uma bike e de estar perto da natureza, em trilhas, mas faça desse prazer uma forma de promover sua saúde, evitar doenças e garantir qualidade de vida no seu futuro. Assim podemos pedalar por muitos anos!

"Atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica" (UNESCO).
Fonte: AVENTUREIROS DAS BIKES

Nenhum comentário:

Postar um comentário