ELO 2014

ELO 2014

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dica de Saúde: Ciclismo ajuda a reduzir colesterol!

Esse esporte é bom demais!

De acordo com um estudo realizado pelo Laboratório de Metabolismo de Lípides do Incor (Instituto do Coração), o metabolismo da partícula que transporta o colesterol ruim, o LDL (Lipoproteína de baixa densidade), é 5 vezes mais rápido em ciclistas do que em pessoas sedentárias. É o que afirma a coordenadora do estudo dra. Carmen Vinagre.

Colesterol bom e ruim

O colesterol sempre foi visto como vilão pelas pessoas, porém tem um papel fundamental no funcionamento das células. O problema são as elevadas taxas de LDL (o colesterol ruim). Essa lipoproteína, quando fica muito tempo na circulação, tem grandes chances de ser oxidada por radicais livres. Quando isso ocorre, o LDL não é mais reconhecido pelas células e são varridos do organismo pelos macrófagos (lixeiros do organismo), estes, quando ficam cheios de colesterol, contribuem para a formação de placas de gorduras nas artérias. O que pode aumentar o risco de infarto e AVC, afirma a dra. Carmen.
Porém, altas taxas de HDL (Lipoproteína de alta densidade, ou colesterol bom), retira o acumulo de LDL nas células, além de inibir a oxidação deste.

Pedalando

A boa notícia é que o estudo indicou que  pedalar aumenta as concentrações de HDL no sangue, além de diminuir pela metade a oxidação do LDL no sangue. Bom demais né!?
Outro fator benéfico a saúde, é que pedalar também acelera o metabolismo da gordura ingerida na alimentação. Os níveis de triglicéride diminuíram três vezes mais rápido no sangue de ciclistas. De acordo com o estudo, quem pedala duas horas por dia, três vezes por semana, já terá esses resultados.

ENTÃO GALERA, VENHAM PEDALAR COM A EQUIPE ELO!!!!


Fonte: http://www.praquempedala.com.br/blog/2011/06/dica-de-saude-ciclismo-ajuda-a-reduzir-colesterol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário