ELO 2014

ELO 2014

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TEMPO DE RECOMEÇAR

     Dê um passo atrás para voltar a andar (e pedalar) para frente. Coloque uma meta distante, uma intermediária e uma imediata. Defina os objetivos claros e factíveis. Cerque-se se possibilidades, pessoas e apoio que o ajudem a conseguir.
Escolha bem todas as ferramentas que irá precisar. E procure o conhecimento para administrá-las bem, para que elas possam lhe ajudar a romper barreiras e ganhar tempo.
Sobre o tempo, faça bom uso dele, pois a cada dia ele estará menos ao seu favor. Isso é inevitável. Não brinque com ele. Tenha uma visão ampla, macro. Entenda o processo antes de dar o primeiro passo, mesmo que seja uma coisa que já fez muitas vezes e tinha domínio. Dará segurança e minimizará os riscos.
Não deixe de ser minucioso, mas de forma delicada sem se prender demais aos detalhes. Execute de forma competente o passo a passo; isso fará você economizar energia e potencializará as suas ações.
Tenha em mente uma base sólida do seu objetivo, seja firme, no pensamento e na atitude, acredite em cada gesto seu. Tenha disciplina para se auto-avaliar com regularidade e usar a verdade pura e crua, mesmo que doa em você o que tiver que doer. Esteja preparado para corrigir, mudar, diminuir, avançar no tempo para não perder sua direção e atrapalhar o resultado final.
Crie, recrie, copie, reinvente estratégias próprias, dos outros, do presente, do passado, que deram certo em algum momento e que possam balizar sua postura, seu desenvolvimento e suas decisões.
Tenha um olhar em perspectiva do que você quer, mas concentre-se no que está fazendo e permita-se viver intensamente já. Seja convicto nas decisões tomadas, acredite no caminho traçado e siga em frente, em especial quando o “vento soprar contra”.
Estar atento a tudo e a todos, mas essencialmente a você no que estiver executando. Entender que é preciso o primeiro passo para toda a ação, e que ele seja firme e contínuo, reto.
Você não conseguiu hoje, acorde amanhã e comece de onde parou. Não pule etapas (nem treino, nem tarefas). O amanhã chegou e mesmo assim você não começou de novo? Tente entender por que e mude sua postura; faça diferente.
Programou mas não fez lá atrás: faça hoje. Se já passou meio ano e você não cumpriu o que havia se comprometido, divida o ano ao meio e aproveite que o segundo semestre é agora; divida o mês em semanas e comece agora; divida a semana em dias e comece agora. Se você programou para começar hoje, e estamos no meio do dia, comece agora.

Por Carlos Menezes
Fonte: Texto publicado na revista VO2 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário