ELO 2014

ELO 2014

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os 10 mandamentos do bom atleta


1º - Saber o que se quer: em primeiro lugar, devemos saber onde queremos chegar, o que buscar, sem ter uma meta não chegaremos a lugar algum. Como um viajante antes de sair para sua viagem, ele traça qual será o seu caminho; assim devemos proceder.

2º - Traçar um caminho: sabendo o que se deseja, é hora de traçar o caminho, saber quais provas realizar: primeiro as provas do mês, depois de uma temporada, até traçar grandes metas que vão precisar de anos de treinamento duro.

3º - Saber o que fazer: esse é um ponto muito importante. Para saber por onde começar e como prosseguir o treinamento, é muito importante ter o acompanhamento de um bom profissional, que será responsável por guiá-lo por todo seu trajeto para a vitória.

4º - Dedicar-se aos treinos: procurar seguir o mais próximo do indicado seus treinos. O programa de treinos é fruto de muito estudo na organização de uma periodização adequada, e quebrar os treinos indicados seria jogar fora parte deste trabalho. Sempre que precisar realizar alguma alteração entre em contato com seu treinador para que possam juntos pensar em uma solução para acertar os detalhes de seu treinamento.

5º - Dedicar sua vida ao esporte: um atleta deve se dedicar não só aos treinos, mas também no seu estilo de vida, no horário de dormir e acordar, na sua alimentação, na forma de agir, ou seja, tudo deve ser voltado para se desenvolver na modalidade. Isso não representa a ação de forma paranoica, o excesso nunca é bom, lembre-se disso.


6º - Dedicar-se mais uma vez: dedicar-se em manter o contato com seu treinador, informar tudo que está fazendo, se tem conseguido realizar os treinos da maneira como foram prescritos, o que está sentindo nos treinos. Quanto mais informações fornecer, maior embasamento o treinador terá na construção do treinamento. Um treino montado sem o retorno do atleta não será preciso, não terá a individualização necessária e nem será eficaz, portanto, sempre encha a paciência dos seus treinadores, acreditem, eles vão adorar.

7º - Superar o desânimo: aquele treino chato, mesmo sendo muito chato, é importante. Tendo em vista que seu treinador sabe que odeia esses treinos e mesmo assim ele está presente na sua planilha, é por que ele é muito importante e deve ser realizado. Voltando ao 6º mandamento, é importante informar ao seu treinador que não gosta de determinado tipo de treino, pois assim possibilita a ele adaptar o treinamento para que fique mais agradável.

8º - A genética: não podemos deixar esse ponto de lado, apesar de não termos como trabalhar isso, é importante saber que a genética faz parte da formação de um atleta. Diria que a genética não é um fator excludente, pelo menos não em grande parte dos casos, porém é fácil perceber que alguns atletas têm a genética perfeita para o desempenho. Não se prenda a isso, saiba que com tudo que já foi dito até agora em conjunto com o que ainda será comentado, é possível fazer muitos campeões.

9º - Equipamento: quando comento isto muito devem pensar “vou precisar investir dezenas de milhares de reais para obter o equipamento perfeito”, porém isso não é verdade. Manter sempre seu equipamento em ordem, apesar de não ser barato, não é absurdamente caro como muitos pensam. Uma bike mediana e bem cuidada apresenta muito mais desempenho do que bikes caríssimas mal cuidadas.



10º - Psicologia: um dos pontos mais importantes de um atleta é a cabeça. Ter a cabeça de vencedor. Cabe ao treinador motivar seu atleta, apesar de ser visível a diferença natural da motivação entre atletas. Por sua vez, o ciclista deve ser auto-motivar, cair e se levantar de cabeça erguida, correr atrás do que falta, ter força de vontade para sair para treinar. Como devem ter percebido todo os mandamento são dependentes deste.

Apesar de todos os pontos serem importantes, ser um bom atleta não é tão difícil quanto parece. Em muitos casos isso já está com o atleta, e em outros isso precisa ser descoberto. No caso de quem isso não é nato, a descoberta parece ser dura, porém só no inicio. Depois de algum tempo de treinamento adequado, tudo parece mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário