ELO 2014

ELO 2014

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contador é suspenso por dois anos

Apesar da demora no resultado, TAS confirma punição ao espanhol


O resultado demorou a sair, mas nesta segunda-feira o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) divulgou o veredicto final do julgamento de Alberto Contador (Saxo Bank). Para surpresa de muitos, que sequer apostavam em algum tipo de punição ao espanhol, Contador foi suspenso por dois e perdeu todos os títulos conquistados nesse período.

Com isso, Contador só poderá retornar ao ciclismo em agosto de 2012, ficando de fora do Tour de France e dos Jogos Olímpicos de Londres. De quebra, deixa de ser tricampeão na França, com a camisa amarela de 2010 indo para o luxemburguês Andy Schleck (RadioShack), assim como perde o título do último Giro d’Italia, que agora passa a ser de Michele Scarponi (Lampre).

As conclusões do TAS foram as seguites:

a) o atleta testou positivo para clembuterol, mas defendeu a tese de ter ingerido carne contaminada. Porém, o TAS acredita na transfusão de sangue efetuada por Contador

b) nenhuma evidência foi apresentada para mostrar que o atleta agiu sem culpa ou negligência ou falha significativa

c) uma suspensão de dois anos será imposta ao atleta, a partir de 25 de janeiro de 2011

d) o resultado do Tour de France 2010 foi cancelado, e os resultados obtidos em todas as competições que participou depois de 25 de Janeiro de 2011, quando decidiu iniciar o processo, também

Com isso, o TAS não aceitou a teoria de carne contaminada e decidiu em favor da União Internacional de Ciclismo (UCI) e da Agência Mundial Antidoping (WADA )sobre a defesa de Alberto Contador e da Federação Espanhola de Ciclismo(RFEC) .

Fonte: http://prologo.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário