ELO 2014

ELO 2014

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

QUALIDADES DOS CAMPEÕES



Qualidade número 01 – VISÃO

Projetar, prever, prognosticar, antever, PROFETIZAR- são sinônimos de atitudes e qualidades de pessoas que estão à frente de seu tempo.

Aqueles que utilizam previsões e prognósticos de situações que devem ser corrigidas e solucionam os problemas obtêm SUCESSO, enquanto que outros são especialistas em diagnósticos e na correção de erros, refletindo num maior custo e dispêndio de tempo e energia.

Qualidade número 02 > ESFORÇO

Todos concordam que o trabalho duro traz recompensas.
ESFORÇO é uma qualidade, pois está relacionado com produtividade, crescimento e a busca de objetivos de curto e longo prazo (sonhos).
Entretanto muitas vezes o sucesso exige, além de esforço, SACRIFÍCIOS, ou seja, subterfúgios e maneiras de superar os obstáculos.
Mas o ESFORÇO maior está em obedecer regras, leis e comportamentos que nos fazem vencedores.

Frase dos campeões:


"No final, é o ESFORÇO EXTRA que separa o vencedor do segundo lugar. Mas vencer requer um pouco mais do que isso. Começa com um completo controle dos fundamentos, desejo, determinação, disciplina e SACRIFÍCIO. E finalmente, requer muita PAIXÃO, lealdade e respeito pelos adversários. Coloque tudo junto e mesmo se não vencer, você nunca será derrotado. "Jesse Owens 4 medalhas olímpicas de Ouro”
Posso aceitar falhas. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas não posso aceitar a falta de tentativas". Michael Jordan Campeão da NBA

Qualidade número 03 > ALEGRIA



O sucesso no lançamento do livro Felicidade: uma história (Darrin McMahon) revela que a busca pela felicidade é um tema de interesse e discutido por todos os segmentos da sociedade.
Sócrates, Aristóteles, Kant, Filósofos cristãos e até a Declaração dos direitos da Revolução Francesa e a Constituição Americana ressaltam a necessidade de ser FELIZ. Entretanto não é nossas conquistas, nosso esforço, nossas realizações que nos tornam felizes. É A FELICIDADE que determina NOSSAS CONQUISTAS."

A ALEGRIA te dá a capacidade de perseguir objetivos e adquirir meios para conquistá-los.


Frase dos campeões:


"Emma Snowsill (Tricampeã Mundial de Triathlon) sempre tem um sorriso no rosto, pois pensa que se você é amigável, positivo, FELIZ e uma boa pessoa, sempre receberá isso em troca".
"Você precisa estar em boa forma para superar seus adversários, mas o importante é se divertir sempre. Sobre o Ironman, estou tendo bons resultados, hoje fui o melhor e estou muito contente, mas considero todo mundo que termina o ironman um vencedor.. Olaf Sabatschus (GER) Vencedor do IronMan Brasil 2004.
"Sorrir é minha razão de viver. Quanto mais difícil estiver uma prova (ou uma situação), se mantenha sorrindo, pois tudo vai parecer muito mais fácil. EU GARANTO!!!"
Natascha Badmann 6x Campeão IronMan Hawaii.



Qualidade número 04 > INTELIGÊNCIA

Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, compreender idéias e APRENDER.
Apesar da psicologia não compreender a criatividade, personalidade, caráter e SABEDORIA, Gardner divide a inteligência em 7 componentes: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intra-pessoal e inter-pessoal.
SternBerg tem uma definição bastante útil para entender o ATLETA:
"comportamento orientado a METAS".
O atleta deve buscar seus objetivos através da INTELIGÊNCIA e da SABEDORIA (capacidade de corrigir erros e adquirir um grande conhecimento das coisas), ou seja, saber quando se deve ter determinação, persistência, coragem, aprender com os erros e mudar de planos e estratégias.


Exemplo dos campeões:


 "INTELIGÊNCIA, introspecção e uma forte determinação para alcançar qualquer objetivo foram às principais características da percepção mental de Paavo Nurmi".
Paavo Nurmi 9 medalhas olímpicas de ouro e 3 de prata.

Qualidade número 05 > DISCIPLINA:



Disciplina é característica marcante nos países do leste europeu. O comprometimento com o objetivo e a disciplina do técnico ucraniano no campeonato mundial de natação eram tão fortes que sua reação natural foi repreender a força a filha e atleta que não alcançou o objetivo.

A auto-DISCIPLINA no esporte significa se submeter a um planejamento pré-determinado, tendo o compromisso com o objetivo e evitando as fraquezas humanas como a preguiça, desobediência, mentira, etc.

Exemplo dos campeões:

"Tudo que ensinamos a ele foi encorajá-lo, estabelecendo objetivos progressivos e ensinando a importância da auto-DISCIPLINA e da perseverança" "Ele chegava na piscina as 6h e nadava até 7h30. Depois estudava até 14h quando voltava pra piscina para mais 2h e meia de treino acompanhado de exercícios. Ele tentava ir para cama as 21h30.
"Coach Bob Bowman sobre Michael Phelps 14 medalhas olímpicas de ouro, 2 de bronze, 18 títulos mundiais.
 
Qualidade nº 06 > DETERMINAÇÃO:

Um dos aspectos que mais destaca a determinação e a perseverança de um atleta é o INCONFORMISMO em aceitar certas situações.
A insatisfação com um resultado, com as dificuldades, com as limitações e com a FALTA DE VITÓRIAS deve gerar um estímulo e a motivação necessária para ocorrer MUDANÇAS para melhor e para se alcançar os OBJETIVOS!!!

Frase dos campeões:


"Outra coisa é acreditar no seu potencial, nunca achar que é limitado. Acho que a autoconfiança, a DETERMINAÇÃO, aprender através do esforço, rende muitos frutos no futuro. Tenho que agradecer a Deus por tudo isso".
Robert Scheidt 2 medalhas olímpicas de ouro, 1 de prata, 8 títulos mundiais.

"Façam tudo com DETERMINAÇÃO e amor, devagar, treinando e sonhando com os objetivos e você consegue". "A vida está cheia de dificuldades, nada é fácil de se conseguir, se não tivesse dificuldades nunca melhoraríamos.
Oscar Galindez 1 título mundial, 2 bronzes panamericanos.  
 "O preço do sucesso é trabalho duro, dedicação e a DETERMINAÇÃO de fazer o melhor, independente da colocação".
Peter Robertson 3 títulos mundiais.

Qualidade nº 07 > ATITUDE POSITIVA:

O lançamento no Brasil do filme e livro de Rhonda Byrne "O segredo" reescreve uma lei que há muito tempo já é conhecida: A lei da Atração.

O que pensamos atraímos para nós, ou seja, aqueles que querem muito uma coisa pensam e acreditam que irão conseguir (e fazem alguma coisa para conseguir), tem mais chances do que os desanimados, descrentes e que desistem.

Frase dos campeões:


"Nunca diria que algo é Impossível. Eu acho que TUDO É POSSÍVEL quando você coloca sua mente em algo, e depois investe trabalho e tempo”.
Michael Phelps 14 medalhas olímpicas de ouro, 2 de bronze, 18 títulos mundiais.

"Você tem que acreditar em você. Se você ter esta fé, a paixão, e trabalhar 100% para alcançar um objetivo, então TUDO se torna POSSíVEL." "Para reverter pensamentos negativos em positivos, você deve controlar sua mente. Em vez de deixar maus pensamentos tomarem controle, converse com sua mente e repita frequentemente frases como: EU POSSO FAZER ISSO!!!". Emma Snowsill 3 títulos mundiais (triathlon).

Qualidade nº 08 > ÉTICA:

Uma boa definição de Ética é dada pelo filósofo francês Paul Ricoeur: "ética é uma vida boa, para e com outrem, em instituições JUSTAS".
Seu melhor objetivo de vida, desta forma, inclui a MORAL e o respeito aos direitos dos outros em um mundo justo.
Sabemos que isso é utopia, principalmente no Brasil, mas devemos fazer a nossa parte e principalmente- DAR o exemplo.

Frase dos campeões:

“...Por isso não entendo porque atletas se dopam. Soube por telefone que havia sido campeã (pela desclassificação da alemã), mas isso não é importante, quero competir numa PROVA JUSTA".
Natascha Badmann 6x Campeã IronMan Hawaii.

Qualidade nº 09 > Generosidade:

O hábito de DOAR (tempo, dinheiro, trabalho e bens desejáveis) é uma virtude que torna o mundo melhor, mais amável e menos egoísta.
O milionário John D. Rockefeller admitia: "Ganhei milhões, mas eles não me trouxeram felicidade" É a generosidade que permite o contentamento e a doação aos outros.
John Maxwell.
Há quem diga a generosidade é a coisa mais importante na vida, pois é o apego às coisas materiais e o amor ao dinheiro que nos distancia das virtudes que nos fazem vencedores.

Exemplo dos campeões:

"Ciclista campeão mundial, 2x olímpico, humanitário, sobrevivente de câncer e 6x campeão do Tour de France. Lance Armstrong é um apaixonado e corajoso atleta. Entretanto o que não é aparente é a profundidade de seu caráter e sua GENEROSIDADE que marca este modesto herói".


Qualidade nº 10 > Equilíbrio:


Existem muitas outras qualidades que nos transformam em vencedores como Paciência, Humildade, Coragem, confiança, mas é o EQUILÍBRIO que nos permite superar os desafios e dificuldades.

Para vencer, se manter no topo ou alcançar vitórias surpreendentes precisamos REUNIR a maioria das qualidades e ainda CONTROLAR nossas EMOÇÕES nos momentos decisivos.

Vitória ainda exige mais do que (1) Visão, (2) Esforço, (3) Alegria, (4) Inteligência, (5) Disciplina, (6) Determinação, (7) Atitude Positiva, (8) Ética e Caráter, (9) Generosidade e (10) Equilíbrio, POIS muitas vezes é o acaso, a sorte e o sobrenatural que determinam a vitória!!!.


Frase dos campeões:


"Considerado favorito à conquista da medalha de ouro em Atenas”, Scheidt afirmou que vem tentando CONTROLAR as EMOÇÕES. "Estou encarando a Olimpíada como se fosse mais um Campeonato Mundial. “Não estou totalmente calmo, mas consigo me controlar”, contou o velejador.

  "Roger Federer, além de sua qualidade técnica excepcional, descobriu como se superar em momentos críticos. Na final do aberto dos EUA, em que conquistou o 9º título de GRAN SLAM, se manteve calmo e confiante em momentos de acerto e de erro, mostrando-se impassível e com total CONTROLE DAS EMOÇÕES, enquanto que Andy Roddick estava agitado, expressando-se nos momentos críticos do jogo".

"Existe um monte de caras que treinaram bem e estão fortes e bem preparados fisicamente para a competição, mas quando alguém emparelha com eles ficam com medo, o corpo se retesa e são ultrapassados".
Mark Allen - 5 vezes ganhador do IronMan do Hawaii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário