ELO 2014

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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

AUMENTAR A MÉDIA DE VELOCIDADE

Acima da média



Aumentar a velocidade envolve vários fatores, mas é possível ficar mais rápido


 
O americano Greg LeMond, em 1989, alcançou a maior médio horária em uma prova contra-relógio no Tour de France: 54,545 km/h. Em uma etapa de linha também do Tour, o italiano Mario Cipollini, em 1999, obteve a média histórica de 50,355 km/h. Para conseguir chegar minimamente perto desse resultado, entretanto, há uma série de fatores envolvidos, como potência muscular, genética, compromisso com o treino, peso e VO2 máximo, entre outros. Somados, esses elementos podem contribuir com o aumento da velocidade média na bike. A má notícia é que um iniciante no ciclismo dificilmente passará da metade dessa média nos primeiros treinos sobre o selim, o que pode ser desestimulante, ainda mais para quem está apenas começando. E os mais experientes sabem a importância de aumentar a quilometragem média, nem ue seja em apenas 1 km/h.

A boa notícia é que é mais fácil desenvolver melhor resultado com ciclistas iniciantes, destreinados ou que pedalam esporadicamente, de acordo com Kim Cordeiro, diretor técnico da BKsports. "Quanto mais bem condicionada uma pessoa estiver, mais difícil será aumentar sua velocidade média. É preciso repensar o treinamento e questionar alguns fundamentos, como estímulo aplicado, volume de treino - se está acima ou abaixo do indicado -, entre outros.

No entanto, se o ciclista não estiver no auge de sua performance, são vários os recursos que, trabalhados conjuntamente, aumentam desempenho na bike. Em primeiro lugar, segundo Ricardo Arap, da Race Assessoria Esportiva, é sugerido passar por uma avaliação médica. "Exames clínicos comprovarão se o ciclista possui algum impedimento médico, o que poderia comprometer a busca pela melhoria de performance".

Aliado ao check-up, Arap orienta a realização do teste de esforço. "É por meio dele que o atleta poderá trabalhar em cima de sua atual realidade de condicionamento, usando como parâmetro a frequência máxima atingida e suas faixas de esforço. Isso, dentro de um programa bem elaborado, levará o ciclista a trabalhar diretamente tanto suas qualidades como seus pontos fracos".

No peso correto

A diminuição do peso - dentro de uma faixa saudável - está diretamente relacionada ao aumento da velocidade média. É fato: quanto mais pesado o ciclista estiver, mais devagar ele será sobre a bike. "Não é só de força de vontade e esforço que se faz um atleta. Capriche também na qualidade da sua alimentação.

Um bom exemplo é a comparação de um carro abastecido com combustível
adulterado - o rendimento será comprometido", analisa Ricardo Arap.
Aliado a uma dieta saudável para a perda de peso, Kim Cordeiro orienta o ciclista a dividir o treinamento na semana com treinos leves, fortes e até de ritmo (moderado e mais preocupado com ritmo e cadência).

Matéria publicada na revista VO2 Max, edição nº 40, janeiro de 2009

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