ELO 2014

ELO 2014

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Você conhece a história e os benefícios do ciclismo???

O ciclismo é um dos esportes mais tradicionais no mundo, principalmente na Europa, onde é considerado o esporte número um. Esse esporte data do século XIX, quando surgiram as primeiras bicicletas de competição e também as primeiras provas, sendo a mais tradicional o Tour de France. A primeira corrida que se tem registro data de 31 de Maio de 1868, realizada no ‘Parc de Saint-Cloud’, em Paris, e foi vencida pelo britânico James Moore.
 
A primeira corrida de cidade à cidade foi realizada em 7 de Novembro de 1869 entre Paris e Rouen. James Moore novamente foi o vencedor rodando 123 km em 10h e 25 minutos. Os organizadores buscavam promover o ciclismo para demonstrar que a bicicleta poderia cobrir consideráveis distâncias.
 
O Ciclismo de Estrada se tornou parte dos jogos olímpicos desde a sua primeira edição em 1896. Hoje, provas de Pista e Mountain Bike são categorias olímpicas e a partir de 2008, o BMX também foi introduzido aos Jogos.
 
O primeiro Campeonato Mundial de Estrada da UCI (União Ciclística Internacional) foi organizado em 1927. Atualmente, eles são circuitos entre 12 e 17 km, com uma largada em grupo em uma distância total percorrida de aproximadamente 260 km. A prova de contra-relógio individual foi introduzida nos Campeonatos Mundiais em 1994. É percorrida em uma distância de 40 a 50 km para profissionais. Os competidores iniciam individualmente em intervalos regulares de 1 a 2 minutos. O competidor com o melhor tempo é o vencedor. 
 
A UCI introduziu o UCI ProTour em 2005, que consiste em uma competição que agrupa os melhores times e os melhores corredores do mundo. É o circuito internacional mais prestigioso do ciclismo.
 
Philipe Gilbert - Campeão do Mundo 2012
Philipe Gilbert – Campeão mundial de Estrada 2012
 
Quando se fala em alto desempenho, as competições podem ser divididas em provas de pista (velódromo) e provas de rua (estrada), individual ou por equipe. Na temporada de um ciclista profissional, o atleta compete, em média, 90 a 100 dias de provas que tem duração de 1 dia até 3 semanas sem intervalos de descanso (ALEJANDRO et al, 2001).
 
O atleta de estrada pode desempenhar algumas das diferentes modalidades do ciclismo: (i) etapas planas e longas; (ii) contra o relógio individual; (iii) etapas de montanha. Tendo em vista todas estas dificuldades a serem superadas pelo atleta, o treinamento no ciclismo busca formas de orientar a prescrição de treinamento visando melhoras nos aspectos fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e psicológicos a fim de otimizar o desempenho do indivíduo.
 
Já nas provas de pista, o indivíduo pode desempenhar em provas que duram de 9 segundos até 1 hora. Assim como no atletismo, as provas de ciclismo de pista são divididas por especialidades. Existem aqueles que são os velocistas, ciclistas de provas de 200m, semelhante aos 100m rasos do atletismo, e no máximo 1 quilômetro, e os fundistas, com provas que duram de 4 até 50 quilômetros no velódromo.
 
Não muito antigo, o spinning foi desenvolvido como uma maneira alternativa de treinamento, adaptado às academias como forma de trabalho visando o condicionamento físico e saúde de grandes populações. Atletas de ciclismo utilizam o spinning como meio de treinamento em dias de treino regenerativo ou até mesmo quando o clima não está propício ao treinamento na estrada ou velódromo.
 
Em algumas academias, as aulas de spinning são levadas a sério pelos alunos, sendo respeitadas algumas diretrizes de treinamento proposta pelos professores e/ou academia. Uma alternativa excelente para quem está visando um pedal na estrada ou até mesmo participar de uma competição.
 
 
 
Os benefícios do treinamento na bicicleta de spinning vão desde a melhora do condicionamento cardiorespiratório, perda de peso, trabalhos mais otimizados de força máxima até resistência de força, dependendo do objetivo do aluno, sempre através do trabalho orientado por um profissional da área de Educação Física, de preferência, especialista na área. O spinning também oferece segurança para quem não se sente à vontade em pedalar nas ruas da cidade, ciclovia ou na estrada.
 
Também como forma de aprendizado visando a melhora da técnica de pedalada, postura sobre a bike e até mesmo maneiras de ajustar a bike.
 
Fonte: http://exercite-se.com.br/2012/09/voce-conhece-a-historia-e-os-beneficios-do-ciclismo/, acesso dia 27.12.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário