ELO 2014

ELO 2014

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

OS CICLISTAS SE RENDERAM AOS LÁCTEOS?

Além de ter boas quantidades de proteínas e carboidratos e ser fonte de cálcio, os estudos vem mostrando resultados excelentes quando o assunto é melhora de rendimento, com o consumo dos lácteos.

Alguns estudos que evidenciaram esse potencial do leite como “suplemento esportivo” e, mesmo já tendo escrito uma vez sobre o leite, acho importante ressaltar também esses aspectos. 

Segundo o texto devemos consumir mais leite e derivados pelos seguintes motivos:

1. Alguns estudos observaram que o consumo de leite após exercício promoveu melhora no desempenho superior ao alcançado por aqueles que consumiram carboidratos (tipo maltodextrina).
 

2. O consumo de leite pode, para muitas pessoas, estimular o consumo de outros alimentos igualmente benéficos como cereais matinais a base de cereais integrais e frutas.

3. Produtos como iogurtes são benéficos ao sistema digestivo (além de serem as melhores opções para quem não tolera leite) e também ao sistema imune. Já foi observado em alguns estudos que os probióticos presentes nesses alimentos melhoram o sistema imune, reduzindo o risco de infecções. 

4. Indivíduos que consumiram leite com achocolatado após treinos (de ciclismo) apresentaram maior perda de gordura corporal e maior ganho de massa muscular do que aqueles que ingeriram apenas carboidratos após algumas semanas. Além disso, outro estudo mostrou que indivíduos que consumiam mais cálcio tinham menor predisposição a se tornarem sobrepesos. 

5. O mesmo estudo que comparou os efeitos do achocolatado com carboidratos observou também que indivíduos no primeiro grupo apresentaram melhora considerável na condição aeróbia medida pelo VO2 o que não ocorreu com aqueles que consumiram carboidratos.

Além de todos esses benefícios o leite é barato (principalmente quando comparado a suplementos), é fácil de adquirir e é muito saboroso. Inclua leite e derivados na sua alimentação e observe seus benefícios ao longo do tempo.

Para quem quiser ler a matéria na íntegra: http://www2.bicycling.com/training-nutrition/nutrition-weight-loss/benefits-dairy-cyclists

Milena M Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário