ELO 2014

ELO 2014

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SUPERAÇÃO OU PRUDÊNCIA?


O que representa, o que significa, o que é superação?

Para muitas pessoas é algo que já foi vencido, uma barreira já ultrapassada, uma etapa deixada para trás, mesmo que seja com dificuldades e tropeços. É comum atletas apresentarem em seus discursos a importância de terem persistido, mantido a perseverança, buscado de todas as formas vencerem as dificuldades do dia a dia. É neste cenário que o esporte se torna o "palco" para muitas pessoas expressarem suas necessidades, suas mágoas, seus sentimentos, suas angústias, alegrias e extravasarem.

Não vou discutir o quanto isso é válido, se é bom ou ruim ou muito menos prescrever um "manual de como se superar".

O meu alerta é que devemos ter cuidado e procurar saber qual é o nosso limiar, refletir sobre quais são as nossas deficiências e sermos conscientes ao impor metas ousadas, para não deixar em segundo plano questões como segurança, integridade física, o convívio social, a adequação e outras, tudo em prol da superação.

O esporte é um ambiente social que presume a formalização e a representação de diversos papéis sociais. Ele possui regras e leis próprias que são fundamentais para tornar possível a boa convivência. Diante disso, a afirmação e a necessidade de fazer parte de certo grupo faz com que muitas pessoas ultrapassem os limites do que é superação e entrem na zona de perigo. Ultra-maratonas, ironmans, expedições e muitos outros eventos tornaram-se "padrão ouro" e se sinônimos de superação, garra, espírito vencedor...

Calma lá, não podemos confundir o papel que o atleta desempenha e as expectativas que a sociedade tem deles relacionado à conquista de recordes, vitórias e triunfos. É possível dizer que a superação se traduz na manutenção do desejo, na esperança da realização e na ação para a sua viabilização, e é esse conjunto de atitudes que levará a pessoa a ir a diante, cumprindo a função social de elemento de projeção por parte daqueles que buscam realizar este tipo de ação.

Neste sentido, seremos pessoas capazes de "perder melhor", quando soubermos separar os objetivos individuais e coletivos com a vitória na competição ou evento. As derrotas seriam feitos irreparáveis, mas superáveis com a mesma vontade e desejo de luta que faz do atleta um herói. Numa época onde a valorização dos resultados sufoca os seres humanos, a aceitação de limites individuais é a maior prova de superação que um indivíduo pode proporcionar a si próprio.


Fonte: http://www.professorheliosouza.com.br/2011/11/superacao-ou-prudencia.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário